Uol

Jacotei

terça-feira, 20 de julho de 2010

Tempo seco reduz casos de dengue no Estado

O tempo seco e a ausência de chuvas nos últimos meses ajudaram na diminuição dos casos de dengue em Mato Grosso. Na última semana foram registrados 168 novos casos no Estado. O número mostra uma queda em relação aos dados do início do ano, quando mais de mil pessoas eram contaminadas a cada semana.

Segundo a Secretaria de Estado de Saúde (SES), até o momento ocorreram 55 mortes suspeitas por complicação da doença. Destas, 44 tiveram a dengue como causadoras. O restante é investigado. De janeiro até o dia 15 de julho, foram notificados 40.264 casos da doença, sendo 900 registros como casos graves.

Cuiabá tem até o momento 4.307 notificações, com 78 casos graves e 10 óbitos registrados, sendo 4 casos confirmados e 6 em investigação. Na semana passada, o município registrava 107 notificações de casos graves da doença. A SES explica que a diferença dos casos graves de Cuiabá entre uma semana e outra ocorre por conta da avaliação dos prontuários, que após análises são feitos descartes, diminuindo o número de pacientes.

Em Várzea Grande, são 1.509 pacientes de dengue. Desse número, 172 foram notificados como casos graves da doença e 4 óbitos confirmados.

As outras mortes ocorreram no interior do Estado nos municípios de Água Boa (1), Barra do Garças (1), Bom Jesus do Araguaia (1), Campo Novo do Parecis (1), Campo Verde (1), Colíder (1), Comodoro (1), Colniza (1), Curvelândia (1),Diamantino (1),Guarantã do Norte (1), Glória d"Oeste (1), Lucas do Rio Verde (1), Peixoto de Azevedo (1), Pontes e Lacerda (1), Primavera do Leste (3), Rondonópolis (6), Santa Carmen (1), Santa Rita do Trivelato (1), São José do Rio Claro (1), Sinop (9), Sorriso (1), Tangará da Serra (2), Tapurah (1) e Torixoréu (1).

Ano passado - As notificações de casos de Dengue em Mato Grosso, no ano de 2009, de 1º de janeiro a 15 de julho de 2009, foram de 34.444 casos. Em 2010, as notificações neste mesmo período foram de 40.264 casos de dengue.

Mutirão contra dengue acontece em Pernambués

A Prefeitura de Salvador, através da Secretaria Municipal da Saúde (SMS), continua realizando mutirões de limpeza na cidade, como uma das estratégias de combate à Dengue. Os próximos faxinaços estão marcados para os dias 20 e 22 de julho, nos bairros de Pernambués e Saramandaia. A escolha pelas áreas é baseada no resultado do 3º Levantamento de Índice Rápido para o Aedes Aegypti (Liraa).

Na semana passada, os agentes de combate às endemias do Centro de Controle de Zoonoses atuaram no bairro de Mata Escura. Cerca de 40 imóveis e 13 terrenos baldios foram visitados em 10 ruas. As equipes trataram 138 depósitos e 6 amostras de larvas foram colhidas e encaminhadas para laboratório. Também foram recolhidos aproximadamente 80 sacos de lixo. A mesma ação foi realizada nos bairros do Calabetão e Santo Inácio.

Os moradores foram alertados sobre os riscos da doença e receberam orientações de prevenção, como não acumular água em vasos de plantas, pneus, ou lajes; tampar devidamente as caixas d'agua, tanques e tonéis; e descartar todo material que possa servir de criadouro para o Aedes Aegipty, como garrafas, latas e cascas de ovos.